Hospital Socor realiza procedimento de implante de marcapasso com técnica inovadora

O setor de Hemodinâmica do Hospital Socor realizou, na última sexta-feira (4/02), a aplicação de uma técnica inovadora de implante de marcapasso, chamada Estimulação Hissiana ou Fisiológica Feixe de His/Septal profundo. 

O novo método possibilita que a estimulação elétrica cardíaca ocorra preservando os estímulos elétricos naturais, o que reduz em 31% a mortalidade e hospitalização por insuficiência cardíaca, se comparado à estimulação convencional de ventrículo direito.

Marcapassos tradicionais são potencialmente causadores de insuficiência cardíaca porque provocam uma deformação da contração cardíaca natural, já que desprezam a condução elétrica própria do coração. 

Por isso, a Estimulação Fisiológica é considerada um método inovador pois, diferente dos marcapassos convencionais, a correção é realizada diretamente onde há o bloqueio, no sistema de condução elétrico cardíaco, chamado “feixe de His”. Dessa forma, a fisiologia cardíaca é preservada, uma vez que utiliza os próprios feixes elétricos cardíacos do paciente, mantendo a sincronia e fisiologia dos batimentos cardíacos ventriculares. 

Na opinião do Dr. Erlison Martins, cardiologista do Socor, essa técnica veio para ficar e se tornar padrão, pois tem apresentado ótimos resultados em todo o mundo. 

A equipe de cardiologistas do Hospital Socor que participou dos três procedimentos de implantes foi formada pelos Drs. Erlison Martins e Charles Rios, coordenados pelo Dr. Bruno Papelbaum, que veio especialmente de São Paulo para demonstrar a técnica.