Hospital Socor reabre a Unidade de Transplante de Medula Óssea

O Hospital Socor reabriu em dezembro de 2021, após o período de pandemia, a sua Unidade especializada em TMO - Transplante de Medula Óssea. Apenas alguns hospitais possuem as condições médicas e a tecnologia necessárias para realizar este procedimento, proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas e consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea fornecidas por um doador, a partir de testes específicos de compatibilidade. Existe ainda a possibilidade de o próprio paciente fornecer as células de que necessita e também a alternativa de receber células de sangue  de cordão umbilical.


O Socor foi o primeiro hospital particular de Minas Gerais a ser credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar o  procedimento. Desde a reabertura da Unidade, o primeiro paciente já foi operado com sucesso e, agora, a equipe do Hospital se prepara para realizar o segundo procedimento já no mês de fevereiro. 

 O que é a medula óssea?

É um tecido líquido-gelatinoso presente no interior dos ossos, conhecido popularmente por 'tutano'. É na medula óssea que são produzidos os componentes do sangue tais como as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos nos defendem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue. Quando há uma falha na produção destes componentes, o organismo fica vulnerável à doenças graves e até fatais.